quarta-feira, 15 de julho de 2009

Sistematizando o Conhecimento sobre Gêneros e Tipos Textuais

GESTAR II - São Miguel- RN
Sistematizando o Conhecimento sobre Gêneros e Tipos Textuais
QUARTO ENCONTRO
O quarto encontro da turma I: Língua portuguesa, realizou-se aos quinze dias do mês de julho, durante o ano; a partir das 18hs। na Escola Municipal Aldelina Barboza em São Miguel – RN e teve a duração de quatro horas; “descubra suas oportunidades” feita pela professora cursista Maria Ducilene Freitas e demais colegas, que passava a historia de uma água que empurrava seus filhotes para a beirada do ninho a fim de leva-lós a descobrir que precisavam superar os seus medos para que assim compreendessem o privilegio que é nascer água e com isso; refletimos sobre os desafios e circunstancias, que fazem o papel preciso superar os nossos medos p/ assim percebermos que temos asas superadas. Em seguida, como de costume foi feita a leitura do nosso caderno volante pela professora – cursista Doriana Maria Nascimento, por motivo da escriba do encontro anterior Efigênia França Carreira de Aquino não esta presente e realizado o sorteio do mesmo para registro das atividades em pauta; sendo sorteado o prof. Joaquim Océlio Bobo. Após , retomamos as apresentações relativas as unidades 12 do TP3, a qual gerou oportunidade de importantes discussões e questionamento sobre a proposta de identificação e inter-relação entre gêneros e tipos textuais; uma vez que na maioria das vezes são trabalhados sobre os pontos mais importantes das unidades trabalhadas, complementando a leitura e discussão de tantas referencias que instigava o dialogo participativo de todos os cursistas. Dando, continuidade às atividades; foram formados quatro grupos de estudos, conforme o ano em que lecionam para análise de uma variedade de textos; sendo que dois grupos iriam reconhecer os gêneros textuais identificando suas características, e, os outros dois grupos; iriam exercitar a classificação das diversas seqüências tipológicas em textos do próprio TP. (pág. 106 e 155). Depois do estudo, os grupos socializaram as suas experiências e constatou-se a relevância de aplicá-los em sala de aula, despertando nos alunos não somente a gosto pela cultura, mas a oportunidade de perceber e reconhecer características textuais presentes nos diversos gêneros que circulam ao Universo letrado.

Após um pequeno intervalo para lanche, partimos para o relato das experiências com as aplicações dos colaborou nas colocações; enfatizando sobre o desenvolvimento das atividades demonstrando satisfação e empenho experiência, os resultados; as dificuldades e como fizeram para superior e sem que percebêssemos o tempo passou e não foi possível concluirmos a pauta prevista para o desenvolvimento das na execução dos mesmos. Alguns selecionaram algumas produções feitas pelos seus alunos e apresentaram á turma. Vale resultar que este momento foi muito positivo; pois podíamos perceber a ansiedade dos professores – cursistas em comentar a oficinas; ficando assim para o próximo encontro, dia 17 de julho, às 8h da manhã na sala de TV Escola da Escola Elisiario Dias.
Para encerar, fizemos uma breve avaliação oral sobre as atividades desenvolvidas a qual evidenciou atitudes satisfatórias, em decorrência do curso nos estimulando a prosseguir nossa caminhada com mais alegria e entusiasmo. E para fechar com chave de ouro, a professora – cursista Francisca Eulina do Regô fez a leitura do texto “viver bem” do autor José Carlos; aluno do 6º ano a partir da transposição didática do gênero receita.


Madeleine Aquino.
GESTAR II /Língua Portuguesa
4º Encontro
Pauta 15/07/2009


Módulo I: TP3
OFICINA 05: Unidade 10/ OFICINA 06: Unidade 12

Objetivos:
Ø Sistematizar, em forma de classificação aberta, o conhecimento sobre Gêneros e Tipos Textuais;
Ø Propiciar ao professor atividades que possam auxiliá-lo em sua prática pedagógica.

ROTEIRO:

18h - Leitura por fruição do texto “Descubra suas oportunidades”...

18h10 min - Leitura do registro do encontro anterior;

18h20 min - Sorteio do Caderno Volante

18h25 min - Apresentação do grupo 4: A inter-relação entre Gêneros e Tipos Textuais

18h50 mim - Retomando o conteúdo: Gêneros e Tipos Textuais
- Formação dos grupos de estudo para as seguintes tarefas...

Ø G1 e G2 - Análise de Textos reconhecendo Gêneros Textuais;
Ø G3 e G4 - Classificação das diversas sequências tipológicas em textos do próprio TP (pág. 106 e 155)

19h10 min - Socialização

19h30 min - Relatos de experiência com o Avançando na Prática;

20h - Intervalo

20h10 min - RETOMADA DOS GRUPOS

20h20 min - OFICINA 5 - Apresentação dos textos: “Poema tirado de uma notícia de jornal” e “Bom dia”
Ø Planejar a exploração dos poemas com os alunos e, se possível uma atividade de produção textual. Sugestão de textos para serem trabalhados no dia a dia em sala de aula.

20h10 min -OFICINA 6 - “Apresentação do texto: Composição: O salário mínimo”
Ø Ler e analisar o referido texto, para identificar sequências tipológicas e caracterizar as condições sócio-comunicativas de sua produção.

21h10 min - Socialização das atividades preparadas pelos grupos;
21h50 min - Avaliação das Oficinas-
Ø O QUE FOI BOM...
Ø O QUE SUGIRO...
Ø O QUE CRÍTICO...

22h - Antecipando o próximo encontro; ”SOMOS TODOS LETRADOS NESTA SALA? OU VIVEMOS EM UM PAIS LETRADO?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário