segunda-feira, 10 de agosto de 2009

TP 4 LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA I Um Universo a ser Desenvolvido.

TP 4 LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA I

Um Universo a ser Desenvolvido.

7º ENCONTRO: unidades 15 e 16

Na perspectiva de enaltecer as ações que movem o processo de ensino – aprendizagem, o sétimo encontro do gestar II da turma de Língua portuguesa do nosso município, aconteceu mais uma vez na Escola Municipal Aldelina Barbosa às 18h 30 min deste dia 10 de agosto do corrente ano. Cujo objetivo seria o de levar os professores cursistas a refletirem sobre as atividades e os procedimentos adequados para ajudar os alunos a desenvolverem as habilidades e competências necessárias para atingir o objetivo de ler para aprender.

Fazendo uma breve menção à pauta do encontro, distribuí entre os professores cursistas cópias do texto “Ler para quê?” extraído do blog de Gilberd (http://gilberd.wordpress.com/) com a finalidade de incentivar a prática de compartilhar a leitura o mesmo trás uma leitura crítica a cerca da temática, provocando interessantes colocações a partir da leitura por fruição do mesmo, pois como diz Rubem Alves “ É preciso causar a fome para que a vontade de comer aconteça”, e o nosso papel ,enquanto formadores, deve ser o de ajudar ao educando a ter a consciência da necessidade de realizar diferentes formas de leitura: por fruição, por prazer, para estudar, se informar como ser social num mundo letrado.

Na sequência, a professora cursista Francisca Petruce da Cruz realizou a leitura do registro do encontro anterior e, por conseguinte foi feito o sorteio do novo relator. Continuando a socialização dos trabalhos referentes ao encontro anterior, convidamos as Profª Eulina Rêgo e Gestrudes Medeiros para apresentarem o cordel intitulado “As Festas da Minha Infância”, tão bem produzido. Texto este que, entusiasmou os cursistas a reportarem-se às identidades relacionadas as festividades vividas. Após a apreciação do cordel, fizemos algumas alterações na pauta do encontro, em virtude dos recursos tecnológicos existentes na escola não estarem disponíveis no momento, não sendo possível assistirmos ao vídeo “O que é Letramento”, bem como, alguns slides cujo tema Coisas do Brasil trazia diversas imagens com textos enfatizando situações de letramento espalhadas nos mais diversos lugares do nosso país. Contudo, entreguei aos mesmos o pequeno texto sobre o Letramento da autora Kate M.Chong sintetizando o processo de leitura e escrita conhecido e também explorado no TP 4. Em seguida, discutimos sobre as experiências adquiridas através do desenvolvimento dos Avançando na Prática , oportunidade a qual os grupos relataram sobre o planejamento, as dificuldades, suas dúvidas, pontos positivos, pontos negativos e, principalmente, os resultados obtidos em sala de aula no tocante à funcionalidade da escrita no trabalho com textos utilizando-se de estratégias de leituras – antecipação, inferências e verificação das opiniões suscitadas no decorrer da leitura. Houve apresentações de cartazes, construídos pelos alunos do professor Delânio Pinheiro que mostravam a linguagem verbal e não verbal tão presente no nosso dia-a-dia, deixando evidente que tanto a colaboração como os resultados foram bastante satisfatórios.

Após um rápido intervalo, retomamos a execução das atividades planejadas, dentre elas, a formação dos grupos, mais uma vez, segundo a série/ano aos quais dão aula para elaborarem questões de acordo com o nível da turma, tendo por base o poema “Cidadezinha Qualquer” de Carlos Drummond de Andrade. Sendo esta iniciada e elaborada, porém em decorrência do tempo, ficando para ser socializada no encontro seguinte. Ao término, designei a cada grupo a responsabilidade de discutir uma seção de cada unidade (15 e 16) expondo de forma dinâmica e interativa no encontro seguinte e junto a essa tarefa que realizassem a leitura dos textos de referências das respectivas unidades ímpares.

Avaliando este encontro tive a certeza de mais uma vez ter o dever cumprido, afinal “A arte de pensar é a arte de fazer perguntas inteligentes. As perguntas que fazemos revelam o ribeirão onde queremos ir beber’(Rubem Alves).”

Madeleine Aquino।


CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR II /Língua Portuguesa
7º Encontro
Pauta 10/08/2009

Módulo I: TP 4 - Leitura e Processo de Escrita I
OBJETIVOS:
¨ Refletir sobre atividades e procedimentos adequados para ajudar os alunos a desenvolverem as habilidades e competências necessárias para atingir o objetivo de ler para aprender.

¨ 1º MOMENTO:
¨ 18h30m - OFICINA 7 - (Unidades 14 - O Processo de Leitura.);
¨ 18h35m - Leitura por fruição do texto” Ler para quê?”
¨ 18h45m - Leitura do registro do encontro anterior;
¨ 18h50m - Sorteio do Caderno Volante;
¨ 18h55m - Interagindo com as discussões do encontro anterior:
19h - Apreciação do vídeo: O que é Letrameto?
19h3m - Discussões sobre o vídeo;
19h10m - Slides: Situações de Letrameto - Coisas do Brasil.
¨ 2º MOMENTO:
¨ 19h15m - Recolher os relatos da Lição de Casa;
¨ 19h20m - Discussões pelos Cursistas a propósito do Avançando na Prática;
¨ 20h - Avaliação Grupal;
¨ 3º MOMENTO:
¨ 20h15m - Distribuição dos grupos, segundo a série/ano para a qual dão aula;
§ Elaborar questões para o nível da turma tendo por base o poema de Drummond “Cidadezinha Qualquer; ·”.
¨ 20h30m - Intervalo;
¨ 20h40m - Socialização de idéias.
¨ 4º MOMENTO:
¨ 21h - Discussão sobre o conteúdo tratado nas Unidades 15 e 16;
§ Enfoque dos pontos e/ou atividades mais importantes das seções. Justificando-os (as).
¨ 21h20m - Socialização por seções e grupos de estudos;
¨ 21h50m - Encaminhamento da Lição de Casa;
§ Avançando na Prática + Entrega do relato;
§ Textos de referência das unidades 13 e 15;
¨ Avaliação da Oficina
§ O que foi bom...
§ O que sugiro...
¨ 22h - Encerramento: “Bons Professores [...]” (Rubens Alves).

Um comentário:

  1. Fico muito lisonjeado que um texto do meu humilde blog tenha servido a propósitos educacionais, que seja lido por outros professores em um momento tão importante do fazer pedagógico. Espero que tenha sido de fato construtivo para todos. O meu blog está aberto a todos.
    abraços

    Prof. Gilberd Soares
    http://gilberd.wordpress.com

    ResponderExcluir