sábado, 22 de agosto de 2009

OFICINA 8: TP 4: Leitura e Processo de Escrita I - Unidade 1 6-




OFICINA 8: TP 4: Leitura e Processo de Escrita I

Unidade 1 6

9º ENCONTRO

GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA (São Miguel-RN)

Discutir sobre diversidade cultural e os diferentes modos de ser e agir sobre o mundo, desenvolvendo uma seqüência de atividades através da utilização de elementos do processo de produção textual, foi o nosso objetivo ao realizarmos o nono encontro do Gestar II em São Miguel no dia 22 de agosto de 2009 a partir das 7h da manhã da Escola Municipal Elisiário Dias.

No primeiro momento, ouvimos a música “Se bastasse uma canção”( Selma Reis)onde distribui algumas folhas em branco para que os cursistas transportassem para o papel as sensações e sentimentos despertados enquanto ouviam a música. Esta dinâmica promoveu o envolvimento de todos que puderam manifestar oralmente e através de desenhos os sentimentos despertados ao som da canção. Posteriormente o professor cursista Francisco Delânio Pinheiro fez a leitura do registro do encontro anterior, o qual apresentou de forma fiel todas as atividades desenvolvidas e sorteou a professora Betânia da Costa para relatar mais este encontro.

No segundo momento, realizamos uma dinâmica para formação de grupos para desenvolverem às seguintes tarefas: grupos 01 e 03 ficaram com a oficina 08 da unidade 16 cujo objetivo é examinar e interpretar a imagem da página 220 que trás um anúncio de uma fundação estadunidense que trabalha com crianças de bairros periféricos. A tarefa do grupo era elaborar uma propaganda relacionando à interpretação que fizeram da imagem, exercendo função apelativa, de persuasão; como também, preparar uma aula a partir das profissões e do conteúdo trabalhado no TP 4. Já os grupos 02 e 04, tinham como tarefa - elaborar um pequeno projeto contemplando a sequência de aulas (5, 6,7 e 8) das páginas 124 a 134 do caderno de atividades de apoio à aprendizagem - AAA 4 com o objetivo de perceber a escrita como prática comunicativa; os mesmos iriam planejar as aulas levando em consideração a realidade do nosso município e, não a de Brasília como sugeria o material; poderiam partir da ideia de um concurso de frases levando os alunos a produzirem diferentes tipos de textos, cada qual atendendo a uma função comunicativa específica como: anotações, carta, convite, reportagem, cartão postal, etc.

O resultado desta primeira parte do trabalho foi muito bom, acreditamos que melhor será quando colocado em prática, os grupos se empolgaram e cada um a sua maneira, demonstrou dinâmica e criatividade na preparação das aulas e o quê pensamos ser um trabalho pequeno acabou se tornando num mega trabalho. Só nos resta aguardar o resultado que virá nos próximos encontros. E para encerrarmos deixamos a leitura reflexiva do texto “A Arte de Viver Bem”(Autor desconhecido).

A Arte De Viver Bem


Não exija dos outros o que eles não podem lhe dar,

mas cobre de cada um sua responsabilidade.
Não deixe de usufruir o prazer,

desde que não faça mal a ninguém.
Não pegue mais do que precisa,

mas lute por seus direitos.
Não olhe as pessoas só com seus olhos,

mas olhe-se também com os olhos delas.
Não fique ensinando sempre,

você pode aprender muito mais.
Não desanime perante o fracasso,

supere-se transformando-o em aprendizado.
Não
se aproveite de quem se esforça tanto,

ele(a) pode estar fazendo o que você deixou de fazer.

Não estrague um programa diferente com seu mau humor, descubra a alegria da novidade.
Não deixe a vida se esvair pela torneira, pode faltar aos outros...
O amor pode absorver muitos sofrimentos,

menos a falta de respeito por si mesmo!
Se você quer o melhor das pessoas,

dê o máximo de si, já que a vida lhe deu tanto.
Enfim, agradeça sempre, pois a gratidão abre as portas do coração.
TENHA UM ÓTIMO DIA!

Madeleine Aquino.


CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR II /Língua Portuguesa
9º Encontro
Pauta 22/08/2009

Módulo I: TP 4 - Leitura e Processo de Escrita I
OFICINA 8: TP4 - Unidade 1 6

OBJETIVO:
§ Discutir sobre diversidade cultural e diferentes modos de ser e agir sobre o mundo, desenvolvendo uma seqüência de atividades através da utilização de elementos do processo de produção textual.

1. Acolhimento _ Música “Se bastasse uma canção” - Selma Reis.
2. Distribuição de uma folha em branco;
3. Reflexões sobre o texto cantado pelos professores - cursistas.
4. Leitura do Caderno Volante
5. Sorteio do relator do dia...
6. Dinâmica de grupo 1, 2, 3,4.
7. Desenvolvimento de uma atividade
8. Apresentação do planejamento aos colegas de oficina;
9. Avaliação da Oficina e retomada dos objetivos de aprendizagem
10. Encaminhamentos da Lição de Casa
§ Leitura de todo o TP 5;
§ Aplicação da(s) atividade (s) planejada(s) nos grupos;
11. Encerramento: Mensagem final “A Arte de Viver Bem;”.
Formadora Municipal: Madeleine Aquino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário