sábado, 1 de agosto de 2009

Leitura, Escrita e Cultura TP 4 – Unidades 13 e 14

Leitura, Escrita e Cultura

TP 4 – Unidades 13 e 14

6º ENCONTRO- Gestar II

No dia 01 de agosto de 2009, a partir das 13h, realizamos o 6º encontro do Gestar II – Língua portuguesa na Escola Municipal Elisiario Dias, São Miguel-RN, trabalhando as unidades 13 e 14 do TP 4 leitura tema e processo de Escriba I, abordava nas referidas unidades, Leitura, Escriba no contexto ao qual estamos inseridos, bem como sua importância para o ensino.

Iniciamos como de costume com a leitura prazerosa de um pequeno texto “As pessoas. São como perfume, já percebeu?”, retirado de um dos blogs dos colegas formadores do Gestar de Língua portuguesa; recebendo a todos com muita harmonia e calorosidade para mais uma vez traçarmos experiências e discutirmos o conteúdo estudado durante as horas semipresenciais. Em seguida, a professora cursista Quézia Ventura fez a leitura do registro de memória referente ao encontro anterior e foi sorteado mais um professor p/ registrar e relatar as atividades desenvolvidas neste dia, sendo a professora Francisca Petruce da Cruz a sorteada. Ouvimos a música: Feio assim sem você ao som da voz de Adriana Calcanhoto, para realizarmos a dinâmica do complemento, a qual entregou pequenos trechos de frases aos professores cursistas, e estes iriam procurar o seu par conforme o complemento da sua frase, este foi um receberam como tarefa a proposta de produção a qual a Escrita de um texto escrito (depoimentos e memórias), onde um seria o escriba (aspecto de alfabetização) e o outro o que ditaria, contribuía oralmente (aspecto do letramento); foram sugeridos alguns gêneros possíveis de serem trabalhados nesta produção; eles poderiam escolher falar de uma experiência bem sucedida enquanto formador de leitores; ou como se tornaram leitores ou ainda, sobre as festas de suas infâncias. Os grupos envolveram-se na tarefa produzindo textos bem interessantes inclusive utilizando-se do gênero cordel que deu um toque especial ao trabalho da leitura textual explorada nas festas de minha infância, por exemplo. Logo, na seqüência, distribui pequenos trechos da unidade 13 e 14 do TP 4 para discutirmos, enfatizando alguns dos pontos mais relevantes, a participação e interação de todos proporcionaram a compreensão dos estudos das unidades, uma vez que enquanto alguns cursistas iam introduzindo comentários e questionamentos, outros relacionavam com o nosso dia-a-dia; utilizamos também slides para com textos e imagens relacionadas aos pontos discutidos. Dando continuidade, pedi que formassem grupos, de acordo com o ano/serie aos quais trabalhavam e que escolhessem um a das atividades do avançando na pratica das referidas unidades para planejarem e aplicarem nas suas turmas, devendo trazer o relato da experiência no encontro seguinte; acrescentando ainda, a leitura das unidades 15 e 16. Chegando ao termino, fez um rápido comentário sobre a importância e necessidade dos estudos das unidades, não esquecendo que sãos indispensáveis para o bom aproveitamento do curso, pois todos trabalham, assumir com responsabilidade e compromisso é o que todos devemos fazer se quisermos realmente, obter novos conhecimentos e conseqüentemente, estaremos preparados para aplicá-los; encerrei este momento com a leitura do texto “Viver despenteado(a)! para relaxamento e descontração, oficial o encontro desta vez durou cinco horas.

Percebi que embora rico em participação e discussão, estávamos um pouco desmotivados pelo cansaço e tempo sara as atividades , o quê me fez refletir sobre um novo jeito de trabalhar.

Madeleine .



CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR II /Língua Portuguesa
6º Encontro
Pauta 01/08/2009

Módulo I: TP 4 - Leitura e Processo de Escrita I

Unidades: 13- Leitura, Escrita e Cultura.
14 - O Processo de Leitura.

Objetivos:

v Refletir sobre a relação entre a cultura e os usos sociais e funções da escrita no contexto ao qual estamos inseridos, bem como, sua importância para o ensino.

v 1º Momento:
v Mensagem Inicial-Texto “As Pessoas São Como Perfume, Já Percebeu?”.
v Leitura do registro do encontro anterior;
v Sorteio do Caderno Volante;
v Música: Fico Assim Sem Você (Adriana Calcanhoto)
v Dinâmica: Complemento
v Atividade em grupo: Proposta de Produção Oral e Escrita
v Apresentações dos textos produzidos

2º Momento:
v Leitura da Introdução do TP 4
v Apreciação do vídeo: O que é Letrameto?
v Socialização da Leitura das Unidades 13 e 14
· Discussão por tópicos
· Slides: Situações de Letrameto

v Formar grupos que trabalhem numa mesma série/ano;
v Elaborar questões a partir da seleção de um Avançando na Prática de cada unidade estudada; (Ver sugestões por grupos).
v Socialização de idéias;
v Encaminhamento da Lição de Casa
· Aplicabilidade do Avançando na Prática;
· Trazer o relato da experiência;
· Leitura das unidades 15 e 16 - TP 4
v Avaliação do Encontro
v Encerramento: Viver Despenteado (a)

Nenhum comentário:

Postar um comentário