sexta-feira, 4 de setembro de 2009

TP 5 – Estilo, Coerência e Coesão

TP 5 – Estilo, Coerência e Coesão

RELATO DE EXPERIÊNCIAS – GESTAR II

Turma I: Língua Portuguesa

10º Encontro

Aos quatro dias do mês de setembro de dois e nove, às 18h, nos reunimos na Escola Municipal Elisiário Dias- São Miguel/RN para darmos continuidade aos encontros do Gestar II(Programa Gestão da Aprendizagem Escolar).

Como de costume, desejamos as boas vindas aos gestaleiros e entregamos a pauta do dia, induzindo-os através da apreciação do vídeo “Nunca Desista” a refletirem um pouco sobre as nossas ações diárias.Dando continuidade, a Professora Betânia Costa fez a leitura do caderno volante- e, posteriormente, fizemos o sorteio do escriba do referido encontro, sendo contemplada a professora cursista Ana Alice de Freitas Neta. Em seguida, realizamos a dinâmica do chocolate, descontraindo um pouco o grupo, dividimos a turma em quatro equipes as quais deveriam produzir textos referentes a cada unidade do TP 5 a partir da seleção e organização de imagens, segundo instruções preestabelecidas. Durante a produção dos textos percebíamos o interesse e envolvimento dos participantes e a preocupação em enfatizar os assuntos trabalhados em cada unidade.

Após concluírem a primeira etapa do trabalho os grupos voltaram à plenária para apresentação dos textos produzidos, ocorrendo da seguinte forma: O grupo I tratou da estilística inserindo em seu texto elementos capazes de tornar frases escritas em uma narrativa. Usou, pois, o estilo do grupo, já que ficara a critério. As imagens contribuíram bastante na hora da produção. Já o grupo II, cuja proposta era de produzir um texto coerente que mesclasse a linguagem verbal e a não verbal, usou criatividade e inseriu uma cursista como personagem resultando numa história fantástica, capaz de despertar, no leitor, o prazer da leitura. Quanto ao grupo III- também usando a linguagem verbal e não-verbal, produziu um texto dissertativo e destacou os elos coesivos, mostrando, pois, o resultado do conhecimento (re) adquirido no Gestar II. E o grupo IV produziu um texto usando as relações lógicas do texto. Foi muito criativo e uniu coerentemente a linguagem verbal e a linguagem não-verbal.

Em suma, podemos afirmar que todos os grupos atenderam às nossas expectativas, pois procuraram evidenciar em todas as produções os elementos característicos de cada unidade estudada.

Dando continuidade aos trabalhos previstos deu-se início a socialização de relatos de experiência – Avançando na Prática- aplicados em sala de aula. Desta vez apenas alguns professores conseguiram desenvolvê-los até a data do encontro, dentre eles os que trabalharam com a temática das profissões - oficina 8 da unidade 16. Os demais estavam desenvolvendo e já comentavam que o resultado seria muito bom. Mas, já diante dos relatos apresentados os depoimentos foram positivos, alguns afirmavam em suas colocações, ser esta a melhor experiência dos Avançando até agora, principalmente, pela participação dos alunos.

Ao término de mais um encontro, percebemos que o curso tem proporcionado muita aprendizagem, e esta se dar no todo, pois tanto formadores como professores e alunos se envolvem com os conhecimentos adquiridos, procuram sempre melhorar a cada desafio surgido.

Madeleine Aquino.


CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR II /Língua Portuguesa
10º Encontro
Pauta 04/09/2009

Módulo I: TP 5 – Estilo, Coerência e Coesão

Unidades 17 , 18, 19 e 20

1. Apreciação do vídeo” Nunca Desista”;

2. Leitura do registro do encontro anterior;

3. Sorteio do relator do Caderno Volante...

4. Relato das experiências das atividades do Avançando na prática e AAAs;

5. Socialização das Unidades (Avaliação);

6. Discussão dos objetivos das unidades estudadas( em anexo);

· Dinâmica de grupo

7. Encontro para o projeto

8. Encaminhamentos da Lição de Casa

।Encerramento: Avançando na Prática das Unidades 17, 18, 1 ९. ou 20


Formadora Municipal: Madeleine Aquino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário