quarta-feira, 23 de setembro de 2009

3º Dia - II Encontro de Formadores e Coordenadores Gestar II


3ª Dia

Sempre retomando os pontos discutidos no dia anterior, estabelecendo um fio condutor para dar continuação aos estudos; a nossa formadora Zenaide Dias, iniciou o terceiro dia convidando-nos a fazer a leitura compartilhada do texto Ampliando Nossas Referências pp. 36 e 37 do caderno de Teoria e Pratica TP 2; e a discutir as atividades propostas no referido texto. Após as discussões, continuamos o estudo do mesmo a partir da unidade 2: “A Frase e a sua organização”, que nos levou a refletir sobre as várias formas lingüísticas de estruturar o texto, bem como, a compreender e usar essas estruturas, em seguida, fizemos a leitura do texto “O Aluno Ideal” pp. 58 e 59, respondemos às atividades propostas nas pp। 59, 62 e 63 e socializamos as discussões no grande grupo.

Durante o intervalo; tivemos o grande prazer de assistirmos no salão de eventos do Hotel Praiamar – a apresentação do saudoso poeta mossoroense Antônio Francisco, autor de vários poemas, dentre eles: “Meu Sonho”, “O Guarda-Chuva de Prata”, “Os Sete Constituintes” ou “Os Animais têm Razão”, “Aquela Dose de Amor”, “A Oitava Maravilha”।; na oportunidade, até podemos dar uma paradinha para alguns flashes, com o digníssimo. Retornando; discutimos sobre a arte em Língua Portuguesa, como ela se faz presentes em nossas vidas e qual o seu papel? Levando-nos a refletir sobre a sua relevância no tocante ao ensino em língua portuguesa, após, realizamos atividades individuais da pág. 79, fizemos a leitura compartilhada do texto Arte e Fantasia- pág.85 e apreciamos através da leitura de slides e ao som da voz de Chico Buarque, o texto fantasia (pág. 86).

Na sequência, fomos convidados a assistir ao filme “O Carteiro e o Poeta”; que respaldava a todos os momentos os aspectos da linguagem discutidos no estudo dos TPs; principalmente, o uso da linguagem como prática social; como instrumento de poder e de liberdade। Para encerrar o estudo deste TP, a formadora Zenaide Dias deu continuidade às explicações da unidade 8- Linguagem figurada que trata da arte, suas características e, em especial, da literatura; na qual refletimos sobre a leitura do texto “Dona Inácia” (pp। 121 e 122); executamos ás atividades correspondentes ao mesmo; socializamos as discussões e, por último; divididos em quatro grupos; analisamos de forma criíica as atividades propostas no caderno de atividades de apoio a aprendizagem do AAA 2; ficando para apresentar no dia seguinte: também no grande grupo.

Nosso Grupo de Estudo...


Filme:"O carteiro e o Poeta"

Diretor: Michael Radford,
Comentário: Mário, um carteiro extremamente ingênuo e sensível, fica amigo do grande Poeta chileno Pablo Neruda, exilado político que se instala numa pequena ilha italiana। Apaixonado ,Mário usa poemas do poeta como se fossem seus para conquistar sua Beatriz. Mas a tia italiana de Beatriz não quer o namoro e leva o poema “obsceno” a Neruda,
exigindo que Mário se afaste da moça। Neruda fica bravo com o carteiro: então ele está plagiando seus poemas!!! Mas Mário é taxativo।
– A poesia não é de quem escreve, mas de quem precisa dela.
E acrescenta, mais ou menos, isto:
– Companheiro Neruda, você me ensinou que a língua serve mais do que para colar selos. Você me meteu nesta enrascada e tem de me ajudar a sair dela.[...]

Trecho retirado do TP2 - Unidade 7- pág.७७

.







Nenhum comentário:

Postar um comentário