quinta-feira, 24 de setembro de 2009

4º Dia - II Encontro de Formadores e Coordenadores Gestar II

4º Dia

Iniciamos mais um dia de estudo com a socialização da seleção de atividade do AAA 2 (versão professor) de cada unidade, feita no dia anterior pelos grupos de trabalho formados. Foram escolhidas a seguintes propostas de atividades - G1: Aula 3 (Uma placa na horta – pp. 20 e 21 – Unidade 5; G2: Aula 5 “Observando uma imagem”; pp. 66, 67 e 68 – Unidade 6; G3: Aula 4 – Teatro “O Cavalinho azul” pp. 98 a 103 – Unidades 7 e o G4: Aula 6 – “Conflito de gerações”, pp. 142, 143 e 144 – Unidade 8; cujas discussões acrescentaram ainda mais conhecimentos e suscitaram sugestões significativas de atividades, possíveis de serem desenvolvidas com os nossos alunos.

Em seguida, começamos o estudo do caderno de teoria e pratica TP 6, Leitura de Escrita II; através da síntese em slides do conteúdo em pauta, desta vez, iniciando pela última unidade do TP- Unidade 24- que trata de aspectos relevantes na literatura para adolescentes, aborda o envolvimento do professor com o quê os adolescentes lêem e aponta as principais tendências e critérios para seleção das obras. Na oportunidade, assistimos ao vídeo “Escritores da Liberdade” que estabelece, claramente, uma relação com os objetivos da referida unidade e a linguagem vivenciada pelos adolescentes no contexto sócio-cultural; assim como, oferece ao professor uma ampla reflexão a cerca da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

Após os comentários sobre o filme, continuamos o estudo do TP 6 a partir da leitura e discussão dos principais pontos de cada unidade; mais uma vez, realizamos atividades individuais e coletivas, fizemos leituras compartilhadas das pp. 22, 73-74. E, por último, ficamos com a tarefa de produzir um texto individual- atividade 3- Unidade 23, seguindo as orientações para o planejamento e execução de uma produção textual no seu processo de revisão e edição; e para encerrarmos mais este dia de estudo, aproveitamos para alguns clic..sss...

Nenhum comentário:

Postar um comentário