terça-feira, 8 de setembro de 2009

ORIENTAÇÕES PARA O PORTFÓLIO


ORIENTAÇÕES PARA O PORTFÓLIO
GESTAR II – São Miguel-/RN
11º Encontro

Percebendo a necessidade de nos reunirmos para ver algumas orientações para a execução do Portfólio e do Projeto, realizamos o décimo primeiro encontro do Gestar II, neste dia 08 de setembro de 2009 às 18h na Escola Municipal Elisiário Dias – São Miguel/RN.
O encontro teve início com a apreciação do vídeo “Amor e Arte” que nos convida a refletirmos sobre a importância do amor estar presente em todas as nossas ações, inclusive na nossa vida profissional para que os resultados sejam os esperados. Após esse momento, foi feita a leitura do relato do encontro anterior por um dos cursistas ali presentes e sorteado mais uma vez o escriba para o encontro seguinte, ficando a professora cursista Geozita Alves encarregada do mesmo. Como não havíamos concluído a socialização de experiências do Avançando na Prática do encontro anterior, ainda referente ao TP 4 , bem como o trabalho feito com a sequência de atividades (5,6,7 e 8-AAA 4), em virtude do tempo necessário para a aplicação dos mesmo, foi possível neste encontro, onde os professores trouxeram alguns modelos de cartões postais, cartazes produzidos pelos alunos e relataram que o resultado foi além do esperado, pois segundo eles o trabalho com a realidade do nosso município empolgou-os bastante, principalmente, pelo concurso de frases,e depois a produção de cartas argumentando o motivo pelo qual mereciam ganhar o prêmio. Aproveitamos para formamos grupos e participamos da seleção das melhores frases e cartas do Concurso.O resultado deste trabalho foi muito produtivo, oferecendo espaço até mesmo para uma notinha no Jornal O Mossoroense।
Em seguida, foram distribuídos alguns textos sobre o Portfólio, discutimos os pontos principais e entregamos ainda um texto de orientações mostrando o que deveria conter em cada página. À medida que as dúvidas iam surgindo, procuramos esclarecê-las e tranqüilizarmos os mesmos em relação à sua composição como parte do processo de avaliação do curso. Na sequência, assistimos ao vídeo pleonasmo que trás de forma humorísticas situações de patologias - erros que cometemos no nosso dia sem, na maioria das vezes percebermos. O momento foi de bastante descontração, pois, refletirmos e nos vimos usando determinadas colocações, despercebidamente.. Logo depois, nos reportamos ao Guia Geral para esclarecermos as dúvidas quanto ao Projeto a ser desenvolvido, a maioria dos professores cursistas optaram por fazer um Projeto que envolvesse toda a escola, uma vez que acreditavam ter uma participação maior da comunidade escolar ; ficando assim, combinado que no próximo encontro trariam os Temas definidos.
Ao término do encontro foram entregues aos professores uma ficha de auto avaliação relacionada de um modo geral a todos os encontros, com o objetivo de fazê-los refletir sobre os conhecimentos adquiridos até o momento e a sua atuação frente ao processo de formação profissional. E por fim, realizamos uma pequena avaliação oral sobre o referido encontro, que mais uma vez foi satisfatória.


Madeleine Aquino.




Um comentário: