segunda-feira, 21 de setembro de 2009

II Encontro de Formadores e Coordenadores Gestar II



FORMAÇÃO PRESENCIAL
II Encontro de Formadores e Coordenadores Gestar II
1º Dia
O segundo Encontro de Formação Presencial de Tutores do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II; (Língua Portuguesa e Matemática), aconteceu no Hotel Praiamar em Natal/RN, no período de 21 a 25 de setembro de 2009, no horário das 8h às 17h, cuja duração foi de 40h presenciais.
A abertura do encontro foi marcada pela oferta de um delicioso coffee break, no salão de eventos do Hotel, pela acolhida dos Formadores da UNB, Coordenadores do MEC e demais responsáveis pelo Programa Gestar II; e ainda, por uma brilhante apresentação cultural com um grupo de aluno de dança oferecida pela equipe da Secretaria de Educação do nosso Estado।

Logo após, nos dirigimos para as respectivas salas, conforme a distribuição por pólos, a qual fomos surpreendidos com a presença da Profª Msc। Zenaide Dias Teixeira que veio substituir o Prof। Ricardo, nesta turma। A mesma nos recebeu com saudosos votos de boas vindas; expôs sua proposta de trabalho para a semana e deu inicio às atividades solicitando a apresentação de todos, incluindo os perfis dos municípios e os comentários sobre o desenvolvimento do Programa Gestar II com os nossos professores cursistas. Foi um momento muito importante, não só por reencontrarmos os colegas cursistas; mas pela troca de experiências que era transmitida e vivenciada por todos a cada relato; favorecendo ainda mais o enriquecimento da nossa prática e elevação da nossa auto-estima; principalmente, quando percebíamos o entusiasmo de cada cursista em falar do sucesso do Gestar II em seu(s) município(s).

Na seqüência, nossa formadora fez alguns questionamentos sobre a organização do portfólio e do projeto dos cursistas e esclareceu algumas dúvidas, mostrando através de um texto em slide o passo - a - passo para a sua construção. Após; fez algumas indicações a cerca do ensino de Língua portuguesa e do nosso papel enquanto professor da disciplina; enfatizando a partir daí, os principais pontos de discussão abordados no caderno de Teoria e Prática TP 1; encerrando assim, este primeiro momento.
À tarde, retomamos as atividades com a continuação das discussões sobre o ensino da Língua; assistimos ao vídeo “Vidas, Línguas em Português”, que nos proporcionou maior visibilidade no tocante às variantes lingüísticas presentes em vários países do mundo; sendo, portanto, a língua portuguesa - uma variante privilegiada. Dando continuidade, a Profª. Destacou a partir da leitura e explicação dos slides- os pontos principais das duas primeiras unidades do Caderno de Teoria e Prática TP 1-, que trata das Variantes Linguísticas; percebendo a língua em sua dinamicidade, heterogeneidade e como importante instrumento de interação social; sendo a norma culta necessária, porém, não a única modalidade da língua falada ou escrita que permite avaliar o nível da aprendizagem social do falante, uma vez que, está se dá de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativa.
Vale salientar que, durante as discussões realizamos a leitura compartilhada de alguns textos do próprio TP 1 e analisamos sua aplicabilidade em sala de aula com os nossos alunos; encerrando, assim, as atividades previstas para este dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário