sexta-feira, 25 de setembro de 2009

5º Dia - II Encontro de Formadores e Coordenadores Gestar II

5º Dia

Para dar início às atividades do quinto e último dia de formação presencial, a Profª Msc. Zenaide Dias convidou-nos a socializar as experiências adquiridas a partir do desenvolvimento da atividade de produção textual, solicitada no dia anterior, destacando os aspectos negativos e positivos referentes a esta prática.

Em seguida, formamos quatro grupos de estudos e iniciamos mais um momento de análise das atividades de apoio à aprendizagem AAA 6; Tendo os grupos, selecionado as seguintes sugestões de atividades: G1- aula 08 (Os segredos das imagens. pp. 34-34: Unidade 21), G2- aula 07 (Uma história maluca. Pág. 49: Unidade 22), G3- aula 02 (Ler, reler, rever e compreender. pp. 58-59: Unidade 23) e G4-aula 06 (Como preparar um texto para edição? pp. 66-67: Unidade 24). O momento foi muito produtivo, pois à medida que iam socializando as suas considerações a cerca das análises feitas, muitas outras discussões iam surgindo e enriquecendo ainda mais o nosso conhecimento teórico. Ao final, percebemos que todas as atividades sugeridas proporcionavam o exercício de reflexão, levando o aluno a pensar e a desconsiderar a prática de memorização de regras gramaticais como uma estratégia significativa para o desenvolvimento de sua competência sócio-comunicativa da linguagem. No decorrer das atividades, recebemos a proposta de elaborarmos uma aula diferente a partir da análise de atividade da pág. 107, discutirmos e socializarmos no grande grupo. Após, recebemos uma ficha para avaliação dos encontros da referida semana de formação (avaliando todos os aspectos) e, na sequência, com o intuito de sistematizar as discussões acerca da proposta do Gestar - ouvimos a música “Estudo Errado” (Gabriel. O Pensador) que trás uma crítica ao estudo mecânico de regras prontas e acabadas.

Por fim, a Professora Zenaide Dias, que muito nos auxiliou na compreensão de toda a proposta do Programa Gestar II e contribuiu efetivamente para a nossa formação; falou a respeito do desempenho do grupo durante toda a semana, suas expectativas em relação à continuidade desta formação nos nossos municípios e se dispôs a auxiliar a todos durante todo o período de efetivação do mesmo. Encerrando, assim, essa semana maravilhosa de estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário